1° MÉDIO - ATIVIDADES

VOCE DEVE RESOLVER OS EXERCÍCIOS INDICADOS PO SEU PROFESSOR DE MATEMÁTICA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DO 1° ANO MÉDIO
ASSUNTO: PROGRESSÕES
1°) DETERMINE OS DEZ PRIMEIROS TERMOS NAS SEQUENCIAS ABAIXO:
A)( 2, 6, 10,_____________________________________________)
B)( -3, -8, -13, ___________________________________________)
C)( -20, -14, -8, __________________________________________)
D)( 32, 27, 22,___________________________________________)
E)( -1, -12, -23, __________________________________________)
F)( +2,5; +4,5; + 6,5; ______________________________________)
G)( - 8,3; -9,4; -10,5; ____________________________________)
H)( +7,4; + 4,4; + 1,4;______________________________________)
I)( -45,2; -55,3; 65,4;______________________________________)
J)( + 13, -1, -15, __________________________________________)
2°)Das Progressões do exercício 1, identifique o primeiro termo; a razão e o valor do vigésimo quinto termo termo:

3°) Determine o vigésimo termo de uma progressão Aritmética em que a razão é 3 e o primeiro termo é -12 .
4°) Determine o centésimo termo de uma progressão Aritmética em que o primeiro termo é -7 e a razão é +5 :
5°) Utilize a formula de temo geral para calcular o milésimo termo de todas as seqüências do primeiro exercício:
6° ) Construa o quadrado mágico e coloque os nove primeiros termos das seqüências, do primeiro exercício: ( Lembre-se que em toda linha, coluna ou diagonal a soma dos elementos é sempre a mesma) .


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL
NOME____________________________________________N_____SÉRIE___DATA________
Assunto: Progressão Aritmética
Objetivo: Desenvolver capacidades dedutivas e o desenvolvimento de técnicas operatórias.

1º) Complete as Progressões Aritméticas abaixo com os próximos sete termos:

a) (-3, - 8, -13,___________________________________________________)
b) ( - 15, - 3, + 9,_________________________________________________)
c) (+46, +35, + 24, _______________________________________________)
d) (+ 13, + 44, + 75,______________________________________________)
e) ( - 4, - 25, - 46, _______________________________________________)
f) ( +80, +49, +18, _______________________________________________)
2º) Determine o primeiro termo, a razão e o trigésimo oitavo termo das seis progressões aritméticas do primeiro exercício: (use, an= a1 + (n – 1).r )


3º) Sabendo que a média Aritmética, qualquer termo será sempre a adição do antecessor com o sucessor dividido por dois, calcule o valor de X nos casos abaixo:
a)( X, - 13, X – 10) b) ( + 13, 2X + 4, 3X + 15) c) ( X – 6, X + 6, + 9 ) d) ( 14, 2X, 3X – 4 )
e) ( - 15, 3X, 4X – 3 ) f) ( X + 7, X – 4 , - 7 )

4º) Determine o número de termos das Progressões Aritméticas abaixo: use (an= a1 + (n – 1).r)
a)( -13, - 18, - 23,...., - 88) b) ( + 7, + 11, + 15, ..., + 167 )



b)( -15, -20, - 25, ...., - 345) d)( + 50, + 41, + 32, ...., - 760)


5°) Faça a interpolação das progressões aritméticas abaixo:

a)De 5 meios aritméticos entre 61 e 97.

b)De 8 meios aritméticos entre – 12 e – 39 .


"Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolver em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos." (Socrates)
Professor Francisco 2010 - BOA ATIVIDADE....


1ª ATIVIDADE DO 2° BIMESTRE

ASSUNTO: PROGRESSÕES ARITMÉTICA E GEOMETRICA
NOME: _________________________________________N°____1ª SÉRIE - EM. _______DATA_________
OBJETIVO: Reconhecer elementos de uma seqüência, Utilizar fórmulas para o calculo de elementos nas Progressões

1°) Um auditório foi construído de acordo com o seguinte esquema, tem 18 fileiras de assentos e cada fila tem 4 lugares a mais que a anterior e na primeira fila tem 8 lugares. Responda: se forem convidadas 800 pessoas para um show, quantas ficaram sentadas?

2°) Ao escalar uma montanha um alpinista sobe 800 metros na primeira hora e a cada hora seguinte 20 m menos que a anterior. Quantas horas ele levará para alcançar uma altitude de 5840 metros?

3°) Determine a soma dos trinta primeiros termos de uma P.A. em que o primeiro termo é igual à razão e o vigésimo termo é igual a – 100 .

4°) Numa P.A. de dez termos, o ultimo termo é igual a 22 e a razão é igual a 2. Determine a soma dos termos da P.A.

5°) Interpole cinco meios aritméticos entre 12 e 48.

6°) Determine a soma dos múltiplos de 3 compreendidos entre 1 e 100.

7°) Determine a soma dos múltiplos de 5 compreendidos entre 20 e 1000.

8°)Determinar o décimo termo da Progressão Geométrica ( 1, 2, 4,...).

9°) Determine o oitavo termo da P.G. (1, 3, 9,...).

10°) Determine o primeiro termo de uma P.G. em que o sétimo termo é 32 e a razão q = 2.

11°) Qual é o número de termos de uma P.G., cujo primeiro termo é igual a meio, a razão é igual a 2 e o ultimo termo é igual a 512?

12°) Determinar o décimo termo da PG. ( 81, 27, 9,...).

13°) Sendo 1, x, 9 três termos consecutivos de uma PG. Determine o valor de x.

14°) Determine o valor de X de modo que a sequencia 6, X, 24 forme nessa ordem, uma PG. Crescente.

15°) Para que valores de X a sequencia 4x, 2x+ 3, x +5 é uma PG. ?

16°) Determine o valor de X, sabendo que a sequencia, x – 1, 2x + 1, 4x, é uma progressão geométrica.

17°) Quantos termos tem uma PG. de razão 2, cujo primeiro termo é 6 e o último termo é 3072?

18°) Calcular a soma dos nove primeiros termos da PG. (3, 6, 12,...).

19°) Calcule a soma dos dez primeiros termos da PG. ( - 6, - 12, - 24, ...).

20°) Determine a soma dos cinco primeiros termos de uma PG. em que o quinto termo é – 81 e a razão é igual a 3.

21°) Determine a soma dos sete primeiros termos de uma PG. em que o sétimo termo é igual a 320 e a razão é igual a 2.



BOA ATIVIDADE. PROFESSOR- FRANCISCO


2ª ATIVIDADE DO 2° BIMESTRE

NOME_________________________________________________


N°____1ª SÉRIE EM. DATA_____________

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

ASSUNTO: Calculo de Porcentagem e Juros

OBJETIVO: Desenvolvimento de técnicas para o calculo de Porcentagem e Juros e aprimorar no aluno a noção da realidade financeira do País.

1°) Um aluno acertou 38 das 50 questões que tinha para

Resolver. Esse acerto representa quantos por cento?

2°) A falta de 7 alunos em um grupo de 20 alunos representa quantos por cento de falta?

3°) A faxineira da minha escola tem um salário de R$ 540

Reais mas ela não recebe essa quantia. Do valor do salário são descontados 8% para a previdência social. Assim , ela acaba recebendo?

4°) Em um campeonato de futsal, Pedro cobrou 20 faltas, das quais 65% foram convertidas em gols. Quantos gols de faltas ele marcou nesse campeonato?

5°) Com uma lata de tinta é possível pintar 50 m² de parede. Para pintar uma parede de 72 m², gasta-se uma lata e mais uma parte de uma segunda lata. Qual é a porcentagem que corresponde à parte que se gasta da segunda lata?

6°) Numa cidade, a população é de 55000 habitantes. Desse, 18% têm mais de 50 anos. Quantos habitantes dessa cidade tem menos de 50 anos?

7°) Willian vai a um banco e faz um empréstimo de 12000 reais por oito meses, É estabelecida uma taxa de 3% ao mês. Qual a quantia que ele vai pagar no fim do período de empréstimo?

8°) Uma aplicação de 40000 reais rendeu, em 3 meses, 3000 reais de juros. Qual a taxa mensal de juros?

9°) João colocou parte de seu 13° salário em uma aplicação que rendia 25% de juro ao ano. Sabendo-se que após dois anos ele recebeu 650 reais de juros. Qual foi a quantia que ele aplicou?

10°) Uma loja colocou o anuncio de um liquidificador em um jornal. O anuncio indicava o pagamento à vista de 60 reais ou, após um prazo de 30 dias, de 69 reais. Qual a taxa mensal de juro que essa loja esta cobrando para pagamento a prazo?

11°) Calcule o juros simples produzidos por um capital de R$ 30 000,00. Quando aplicado a taxa de 6% ao mês, em 4 meses?

12°) A que taxa ficou aplicado, a juros simples, um capital de R$ 50000,00 de modo a render R$ 5000,00 de juros em 2 meses?

13°) Ache o tempo em que um capital de 3600 reais ficou aplicado a juros simples, de modo a render 720 reais, a taxa de 10% ao mês?

14°) Qual deve ser o capital para que , aplicado a juros simples, a 8% ao mês, renda em 4 meses 27200 reais?

15°) Os juros produzido por uma caderneta de poupança são juros compostos, pois ao final de cada mês os juros são incorporados ao capital. Nessas condições, qual o montante produzido por R$ 6000,00 em 4 meses, à taxa de 3% ao mês?

16°) Qual o capital que , aplicado em caderneta de poupança, produz um montante de 88200 reais em dois meses, a 5% ao mês?

17°) Aplicou-se a juros compostos um capital de R$ 12000,00 a 4% ao mês , durante 3 meses. Ache os juros e o montante.

18°) Um capital de 6 000 reais foi colocado em uma caderneta de poupança durante três anos. Ache o montante final sabendo que a taxa é de 8% ao ano?



ATIVIDADE 3° BIMESTRE


ASSUNTO: FUNÇÃO DE 2° GRAU, SUA UTILIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO

NOME:___________________________________N°_____SÉRIE_______DATA__________

1°) Utilizando a área do retangulo em função de seus lados, calcule os seus lados e o seu perímetro em cada situação destacadas. ( faça o desenho dos retângulos antes de resolver )



a) Área = 20cm² e seus lados X e X – 8.

b) Área = 32cm² e seus lados X e X – 4.

c) Área = 40cm² e seus lados X e X + 3.

d) Área = 45cm² e seus lados X e X -12.

e) Área = 48cm² e seus lados X e X – 2.

f) Área = 24cm² e seus lados X – 1 e X + 1.

g) Área = 28cm² e seus lados X + 2 e X – 1.

h) Área = 30m² e seus lados X + 2 e X + 3.

i) Área = 15m² e seus lados X – 2 e X – 4.

j) Área = 18m² e seus lados X + 4 e X – 3.





2°) Um dardo é lançado por um menino, e percorre a trajetória de uma parábola. A função que representa essa parábola é Y = - X² + 4X, sabendo que a altura do menino é 1,5 metros. Calcule a altura máxima que esse dardo atingiu.



3°) Um dardo é lançado por um menino, e percorre a trajetória de uma parábola. A função que representa essa parábola é Y = - X² + 6X, sabendo que a altura do menino é 1,5 metros. Calcule a altura máxima que esse dardo atingiu.



4°) Um dardo é lançado por um menino, e percorre a trajetória de uma parábola. A função que representa essa parábola é Y = - X² - 2X + 3, sabendo que a altura do menino é 1,5 metros. Calcule a altura máxima que esse dardo atingiu.



5°) Um dardo é lançado por um menino, e percorre a trajetória de uma parábola. A função que representa essa parábola é Y = - X² - 4X + 12, sabendo que a altura do menino é 1,5 metros. Calcule a altura máxima que esse dardo atingiu.



6°) Um dardo é lançado por um menino, e percorre a trajetória de uma parábola. A função que representa essa parábola é Y = - X² + 6X – 5 , sabendo que a altura do menino é 1,5 metros. Calcule a altura máxima que esse dardo atingiu.



7°) Para delimitar um galinheiro em um amplo quintal, dispõe-se de 60m lineares de uma tela, deseja-se usar completamente a tela disponível, e a região cercada deve ser um retângulo. A área do retângulo é uma função do comprimento dos lados do mesmo. Determine a maior área possível para esse galinheiro. (Use a função da área do retângulo e faça o desenho do galinheiro).



8°) Para delimitar um galinheiro em um amplo quintal, dispõe-se de 40m lineares de uma tela, deseja-se usar completamente a tela disponível, e a região cercada deve ser um retângulo. A área do retângulo é uma função do comprimento dos lados do mesmo. Determine a maior área possível para esse galinheiro. (Use a função da área do retângulo e faça o desenho do galinheiro).



9°) Para delimitar um galinheiro em um amplo quintal, dispõe-se de 48m lineares de uma tela, deseja-se usar completamente a tela disponível, e a região cercada deve ser um retângulo. A área do retângulo é uma função do comprimento dos lados do mesmo. Determine a maior área possível para esse galinheiro. (Use a função da área do retângulo e faça o desenho do galinheiro).



10°) Para delimitar um galinheiro em um amplo quintal, dispõe-se de 52m lineares de uma tela, deseja-se usar completamente a tela disponível, e a região cercada deve ser um retângulo. A área do retângulo é uma função do comprimento dos lados do mesmo. Determine a maior área possível para esse galinheiro. (Use a função da área do retângulo e faça o desenho do galinheiro).