7° Ano - Atividade de Matemática


Nome __________________________________ n° _____ série ______ data ____

ATIVIDADE 2 do 7° Ano
Retomada dia 27-04-2020
ASSUNTO: Os números decimais e a porcentagem.

assista o Vídeo da aula.












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Essa é atividade 2 pois a 1ª foi no perído de recesso que você deve entregar também por e-mail ou formulário.


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Boa Atividade 






Atividade 3 -  Matemática para os alunos do 7º Ano sobre a aula do Centro de Mídias

“As Razões”

Caro aluno caso necessite assista novamente a aula para iniciar a Atividade.




Faça as operações em seus cadernos com calma pensando muito e depois coloque o resultado na prova para ser devolvida.


1º Num colégio existem 1 200 alunos, sendo que 800 são meninas. Qual é a razão entre o número de meninos e o número de alunos? Simplifique essa razão.


2º) Qual a razão entre as áreas de dois terrenos, um medindo 240 m2 e o outro com 300 m2? Esses valores estão em escala real, se simplificar tem que constar razão em metros.


3º) Se uma construção tem 800m2 de área construída e 1200m2 de área livre, determine e a razão da área construída para a área livre. Faça a simplificação.


4º) Uma sala tem 8 metros de comprimento. Esse comprimento é representado em um desenho por 20 cm. Qual é a escala do desenho?


5º) Um comprimento real de 12 m foi representado num desenho por 6 cm. Nesse caso, qual foi a escala usada?



6º) Num mapa, a distância entre Brasília e João Pessoa foi representada por 5,5 cm. Esse mapa foi desenhado na escala . Qual é a distância aproximada, em quilômetros, entre essas cidades?



7º) A distância entre duas cidades, em linha reta, é 240 km e foi representada num mapa por um segmento de 12 cm. Qual foi a escala usada nesse mapa?



 8º) Num mapa, a distância Rio-Bahia, que é de 1.600 km, está representada por 24 cm. A quantos centímetros corresponde, nesse mapa, a distância Brasília-Salvador, que é de 1200 km? 


9º) Em uma prova de valor 6, Cristina obteve a nota 4,8. Se o valor da prova fosse 10, qual seria a nota obtida por Cristina? 



10º) Um automóvel percorreu uma distância em 2 horas, à velocidade média de 90 km por hora. Se a velocidade média fosse de 45 km por hora, em quanto tempo o automóvel faria a mesma distância? 


11º) Irei receber 40% de adiantamento do salário do mês que é de R$ 950,00. Calcular esse adiantamento.



12º) Um carro consumiu 50 litros de álcool para percorrer 600 Km. Supondo condições equivalentes, esse mesmo carro, determine quantos litros de álcool será necessário para percorrer 840 Km.





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Atividade 4  

Assunto: A Porcentagem, assunto trabalhado no dia 06-05-20 na TV
Link da Resposta




1º Passo: assista novamente o Vídeo.




Responda Primeiro as questões no seu caderno e depois devolva respondendo as questões colocando a resposta no formulário.







   1- Determine:

a. 30% de 70.                                
  b. 45% de 120.
c. 18% de 100.                               
 d. 64% de 150.
e. 22% de 250.                                
 f. 40% de 320.
g. 38% de 1 200.                             
 h. 74% de 2 500.
i. 65% de 3 000.                               
 j. 53% de 1 600.







2.     Calcule a porcentagem correspondente:

a. 30 alunos de 40 alunos.                            
 b. 90 motos de 200 motos.
c. 75 selos de 150 selos.                               
 d. 39 figurinhas de 100 figurinhas.
e. 500 habitantes de 20 000 habitantes.        
 f. 60 kg de 150 kg.
g. R$ 1 200,00 de R$ 3 000,00.                   
  h. 15 litros de 75 litros.
i. 3 frutas de 300 frutas.







3.     Responda:
a. 30 kg é 20% de quantos quilos?                 
 b. R$ 65,00 é 25% de que quantia?
c. 32 bolinhas é 16% de quantas bolinhas?     
d. 250 pessoas é 40% de quantas pessoas?
e. 36 g é 75% de quantos gramas?



4. Ao comprar um par de sapatos por R$ 43,00 obtive um desconto de 10% por ter pago à vista. Qual foi o valor do desconto? Quanto paguei pelo par de sapatos?



5. Numa classe de 35 alunos houve, em determinado dia, 20% de faltas. Quantos alunos faltaram nesse dia? Quantos alunos estavam presentes?



6. Uma pessoa comprou um objeto cujo preço era R$ 250,00 por R$ 235,00. Qual foi a taxa porcentual de desconto?



7. Para fazer um exame inscreveram-se 3 000 candidatos. Compareceram 80% dos inscritos. Quantos compareceram?



8. Adalberto comprou uma caixa com determinado número de laranjas. Depois de algum tempo, verificou que 24 laranjas tinham estragado, o que correspondia a 15% do total de laranjas. Quantas laranjas havia na caixa?



9. Um vendedor ganha 4% de comissão sobre o que vende. Num determinado dia, este vendeu R$ 2 400,00. Quanto ganhou nesse dia?



10. Numa cidade de 152 000 pessoas, 24 320 são analfabetas. Qual é a taxa de pessoas analfabetas dessa cidade?






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Esse conteúdo de do ano passado
ok



VOCÊ DEVE OBSERVAR OS EXERCÍCIOS PUBLICADOS E RESOLVER AQUELES INDICADOS PELO SEU PROFESSOR DE MATEMÁTICA.

Primeira atividade (Avaliação diagnostica)
AVALIAÇÃO DIAGNÓTICA DE MATEMATICA

1°) Uma gráfica produz um total de 5670 folhetos por dia. Quantos serão fabricados em 17 dias de trabalhos?

2°) Determine quantos minutos tem de vida o aluno João, que no dia de hoje completou 12anos e 5 meses de vida: ( considerar mês de 30 dias).

3°) Pedro tem uma fortuna de dois milhões de reais no qual deseja dividir igualmente com os seus 8 filhos. Quanto receberá cada filho de seu Pedro?

4°) Se meia dúzia de laranjas custa R$ 0,75, e uma dúzia de ovos custa R$ 3,75, quanto pagarei por 8 dúzias de laranjas e 15 dúzias de ovos?

5°) Se um quarto do salário de Julio e para o aluguel de sua casa e dois quintos é para despesa mensal. Quanto sobrará de seu salário após os pagamentos desses dois itens?

6°) Se três quintos de sua sala é composto de meninos. Sabendo que na sala tem 40 alunos, quantas meninas têm em sua sala?


7°) Antônio, Bernardo, Cláudio e Daniel elaboraram juntos uma prova de 40 questões, tendo recebido por ela um total de R$ 2.200,00. Os três primeiros fizeram o mesmo número de questões e Daniel fez o dobro do que fez cada um dos outros. Se o dinheiro deve ser repartido proporcionalmente ao trabalho de cada um, Daniel deverá receber uma quantia, em reais, igual a:

A) 800,00;
B) 820,00;
C) 850,00;
D) 880,00;
E) 890,00.


8°) João gasta 1/3 do seu salário no aluguel do apartamento onde mora e 2/5 do que lhe sobra em alimentação, ficando com R$ 480,00 para as demais despesas. Portanto, o salário de João é igual a:

A) R$ 1.200,00;
B) R$ 1.500,00;
C) R$ 1.800,00;
D) R$ 2.100,00;
E) R$ 2.400,00.


9°) Em um treino de basquete, um jogador ganha 5 pontos por cada cesta que acerta e perde 3 pontos por cada cesta que erra. Em 10 tentativas, um jogador obteve 26 pontos. Logo, o número de cestas que ele acertou foi:

A) 3;
B) 4;
C) 5;
D) 6;
E) 7.

10°) Em uma escola, o aluno deve obter média 6,0 em cada disciplina para ser aprovado. Essa média é calculada dividindo-se o total de pontos que ele obteve nos quatro bimestres, por quatro. Portanto, o aluno que não totalizar 24 pontos nos 4 bimestres deverá fazer prova final. Nessa prova, ele deverá obter, no mínimo, a diferença entre 10,0 e a sua média anual, para ser aprovado.
As notas de Geografia de um certo aluno foram:
1º bimestre: 5,0
2º bimestre: 6,0
3º bimestre: 2,0
4º bimestre: 5,0
Logo, a nota mínima que esse aluno deverá obter na prova final de Geografia é:

A) 4,5;
B) 5,0;
C) 5,5;
D) 6,0;
E) 6,5.



NOME:______________________________________N° ____SÉRIE____DATA_______
                                         2ª ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

Assunto: Sistemas de Numeração: Indu-arabico, Romano, Egípcio e Binário.

1°) Em um caminhão é possível transporta 456 sacos de feijão de 60 quilos, Quantos quilos esse caminhão transportou no dia de ontem se foi colocado apenas metade desse total?

2°) Escrever no sistema egípcio de numeração os números colocados abaixo:
a) 432 –
b) 2140
c) 23410
d) 103156

3°) Escrever no sistema Ronamo o resultado das multiplicações:
a) 37x29 =
b) 57x38 =
c) 39x21=
d) 45x63=
e) 98x76=
f) 56x65=

4°) Escrever os números indu-arabico no sistema binário de numeração:
a) 53 –
b) 78 –
c) 145 –
d) 220 –
e) 105 –
f) 260 –
g) 70 -

5°) Escrever os números romanos abaixo no sistema indu- arábico de numeração:
a) LXVII =
b) CCXXIV =
c) CDLIX =
d) MDLII =
e) CLVI=
f) CDLXXIII=
g) MDXII=
h) MCCXXV=
i) LXXXIV=
j) CLXV=



                  
NOME:_________________________________ n° ___SÉRIE ____ DATA _____
                          3ª ATIVIDADE PARA OS ALUNOS DA 6ª SÉRIE

ATIVIDADE DE MATEMATICA - PARA ALUNOS DA 6ª SÉRIE ( 1º BIMESTRE)
                                       ASSUNTO: OS NÚMEROS INTEIROS

1º) OBSERVE OS CONJUNTOS DE NÚMEROS INTEIROS ABAIXO, E COLOQUE-OS EM ORDEM CRESCENTE.

A) ( - 20, +25, -32, - 54, +11, 0, -48, +56, + 14, -6)


B) ( + 15, - 36, +18, - 78, + 7, - 12, + 90, - 76, - 50)


C) ( - 23, 0, +8, - 28, + 39, -40, -8, +17, +19, -36)


2º) NO EXTRATO BANCÁRIO DESCRIMINADO ABAIXO, PREENCHE OS SALDOS APÓS CADA SAQUE OU DEPOSITO:

DATA                     DEPOSITO          RETIDADA                   SALDO
23/2/2010 ___              250_____                                               __150
25/2/2010 ___________                          _180
26/2/2010 ____________                         _50
27/2/2010 ____           170
1/3/2010 ____             250
3/3/2010 ____________                            190
5/3/2010 ____________                            360
10/3/2010 ___            400
15/3/2010 ____________                          270
20/3/2010 ____________                          280

3º) DETERMINE A DIFERENÇA ENTRE OS NÚMEROS INTERIROS:

A)15 – 12 = B) 12 – 16 = C) 23 – 29 =


D)56 – 42 = E) 43 – 57 = F) 60 – 78 =


G) 89 – 67 = H) 96 – 76 = I) 74 – 92 =


J) 105 – 48 = l) 45 – 106 = M) 35 – 85=


4º) A turma esta jogando, Rosa tem uma pontuação de – 7 , José tem +6, Rui tem o oposto de Rosa, e Jane tem o oposto de José. Escreva o nome dos jogadores, na ordem da maior para a menor pontuação.

5°) Resolva as operações com números inteiros, lembre-se de pensar como uma divida para os sinais negativos e crédito para sinais positivos:
a)– 15 + 18= b) + 45 – 57= c) – 36 – 34= d) + 19 – 23=


e)– 63 + 80= f) – 45 – 85= g) -34 + 70= h) – 56 + 80=


i)-7 +50= j) – 97 – 76= l) – 23 – 54= m) + 60 – 105=


6°) Marina, ao comprar uma blusa de R$ 17,00, enganou-se e deu ao vendedor uma nota de R$ 10,00 e outra de R$ 50,00. O vendedor, distraído, deu o troco como se Marina lhe tivesse dado duas notas de R$ 10,00. Qual foi o prejuízo de Marina?


                                   Atividade de Matemática de Recuperação
NOME:_____________________________________N°___SÉRIE____DATA_____________
                      ASSUNTO: ADIÇÃO ALGEBRICA DE NUMEROS INTEIROS
OBJETIVO: DESENVOLVIMENTO DE TECNICAS OPERATÓRIAS
1°) Resolver as expressões com números inteiros:
a)– 6 + 32 – 43 +21 – 15 – 9                               b) +35 – 68 – 48 + 54 + 43 – 47


c)– 21 – 32 + 60 + 52 – 11 – 63                            d) + 32 – 28 – 21 – 43 + 54 – 11



e) + 60 – 43 + 32 – 42 – 35 + 18                        f) +47 – 41 – 51 + 38 + 21 – 29



g) – 53 + 62 – 50 + 14 – 17 + 29                       h) – 47 – 58 + 47 + 27 – 46 + 62


i)– 34 + 64 – 91 – 62 + 28 + 80                          j) – 50 + 46 + 26 – 27 + 12 – 22


l) + 60 – 84 – 48 + 36 + 56 – 35                        m) – 32 + 35 + 57 – 29 + 25 – 71


2°) Elimine os parênteses e efetue as operações indicadas:
a)(– 34) – (+ 54) – (- 16) + (+ 23)=                  b)(- 32 – 24 + 50) – (+32 – 65 – 23)=


b)+ 50 – (+65 – 80) – (- 54 + 32)=                   d)– 43 + (- 65 + 83 – 23) – (+58 – 91 – 13)=

"Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes." ( Isaac Newton)
                                                                            Professor Francisco 2010. BOA ATIVIDADE..


                                       1ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

NOME_______________________________________Nº_____6ª SÉRIE________DATA______

ASSUNTO: EXPRESSÕES DE NÚMEROS INTEIROS

OBJETIVO: DESENVOLVIMENTO DE TECNICAS OPERATÓRIAS COM NÚMEROS NEGATIVOS.

1º) Resolver as expressões de números inteiros.
( obs: primeiro resolver as potências, segundo as multiplicações e divisões, terceiro adição e subtração)

( tomar cuidado com as regras de sinais, diferenciar quando multiplica/ divide de quando soma).
a) (- 5)⁴.( -2) – 100=

b) (-8)² + (- 7).(+12)=

c) ( + 3)³-15.( - 4) =

d) (-2 )³+12.(- 5)=

e) 32 – (- 7)².(- 3)=

f) (-8)³ + ( -14).(- 3)⁴=

g) (-6)³.(-4) – 350=

h) ( - 9)³. (25)¹ - 60=

i) +14. (-7)³ + (- 4)⁴=

j) -23 +( -5)³.( +6) +80=

k) (-4)³- (+12)².(- 8)=

l) (- 3)⁴.( -2) – 100=

m) (-8)² + (- 6).(+12)=

n) ( + 3)³-15.( - 5) =

o) (-2 )³+12.(- 7)=

p) 38 – (- 7)².(- 3)=

q) (-9)³ + ( -14).(- 3)⁴=

r) (-6)³.(-5) – 350=

s) ( - 9)³. (25)¹ - 90=

t) +12. (-7)³ + (- 4)⁴=

u) -23 +( -5)³.( +6) +80=

v) (-4)²- (+12)².(- 10)=