NOME_________________3º MÉDIO __ N° ___DATA ____
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA –
Assunto: O plano Cartesiano,
Pontos , distância entre dois pontos.
Vídeo da aula DO DIA 27-04-20
1°) Faça o desenho no plano cartesiano de reta
concorrente e reta paralelas indicando os seus pontos formando em desenhos de
objetos como uma casinha da aula e indique quais são:
Exemplo: reta formada pelos pontos A( -5, +6) eC( 1,-7)e
concorrente a reta B(3,2) e D(-5, +1)
Reta formada pelos pontos E(1,5) e F(5,13) e paralela a reta G(3,2) e H
(6,8)
(Faça o desenhos
no Geogebra)
2°) Coloque o valor das coordenadas cartesianas do
desenho abaixo: exemplo ponto A(4,7)
B( , ) e acrescente dois pontos em cada quadrantes.
Os Pares ordenados _________________________________________
3º) Faça o desenho no Geogebra de retas, triângulos e
quadriláteros e vamos compreender esse aplicativo: (tente usar por pelo menos
meia hora) e descreva que figura você fez com seus pontos e sua retas etc..
4) Faça o desenho muita retas paralela, concorrentes e
perpendiculares no plano cartesiano usando o geogebra e descreva como ficou e qual a
diferença entre elas.
VOCÊ PODE ENTREGAR A ATIVIDADE PREENCHENDO O FORMULARIO NO GOGLE SALA DE AULA com o Código s2g3nil ou entregar por E - mail franciscoprofessor1@gmail.com
Atividade sobre estatística
Média Ponderada, moda e mediana
1º
) A tabela a seguir ilustra a distribuição do número de filhos por família das
100 famílias de uma localidade.
Qual
o número médio de filhos por família nesta localidade?
Qual
a moda do número de filhos nesta localidade?
Qual
é a mediana do número de filhos nesta localidade?
2°)
A tabela apresenta a receita mensal, dos primeiros cinco meses de 2010, de uma
loja de acessórios de informática.
Sabendo que a receita
média mensal dessa loja, de janeiro a maio, foi de R$ 30400,00, e a receita do
mês de maio foi de V reais, então V corresponde a:
a)
30000 b) 40000 c) 42000 d) 46000 e) 50000
3º) Para
um candidato ser classificado em um curso de informática, é necessário que ele
obtenha classificações parciais em três áreas. Certo candidato obteve na área A 18 pontos; na área B 26 pontos e na área C, 10 pontos. Sabendo-se que os pesos
são 5 para a área A, 2 para a área B e 3 para a área C, esse candidato obteve classificação final igual a:
a)
17,2 pontos b) 18,3
pontos c) 18,6 pontos d)
19,1 pontos e) 19,3 pontos
4ºDefine-se a média aritmética de n números dados como o resultado da
divisão por n da soma dos n números dados. Sabe-se que 3,6 é a
média aritmética de 2,7; 1,4; 5,2; e x.
O número x é igual a:
a) 2,325 b) 3,1 c) 3,6 d) 5,1
5º) Os
tempos despendidos por 12 alunos (N = 12), em segundos, para percorrer certo
trajeto, sem barreira, foram 16, 17, 16, 20, 18, 16, 17, 19, 21, 22, 16, 23.
Determine o valor da moda, mediana e a média.
6º) Sabendo que em uma escola tem 800
alunos e que:
120 alunos tem 11 anos de idade;
180 alunos tem 12 anos;
240 alunos tem 13 anos ;
160 alunos tem 14 anos ;
100 alunos tem 15 anos.
Determine a média a mediana e a moda
das idades dos alunos dessa escola.
7°) A média aritmética das massa dos
10 alunos de uma sala é 58 quilos determine o peso do aluno X, na sequência de
pesos a seguir: ( 45, 50, 55,55, X, 60, 62, 64, 64,65) .
8º) Em uma fábrica de peças
automobilística há 200 funcionários, e os seus salários são:
120 funcionários recebem 1800,00; 40
funcionários recebem 4500,00; 20 funcionários recebem 8000,00; 10 funcionários
recebem 12000,00; 8 funcionários recebem 20000,00 e 2 funcionários recebem
60000,00. Determine a média a mediana e a moda dos salários dos funcionários
dessa fábrica.
Essa atividade são de 2019
NOME_____________________________________N°_______
SÉRIE _____ DATA _____________
1° ATIVIDADE
DE MATEMÁTICA
1° ) Um
poliedro convexo tem 4 faces triangulares e 3 faces quadrangulares. Determinar
o número de arestas, o número de vértices e a soma dos ângulos de todas as
faces.
2°) Um poliedro convexo
tem 4 faces triangulares e 5 faces quadrangulares. Determinar o número de
arestas, o número de vértices e a soma dos ângulos de todas as faces.
3°) Um poliedro convexo
tem 8 faces triangulares e 4 faces quadrangulares. Determinar o número de
arestas, o número de vértices e a soma dos ângulos de todas as faces.
4°) Um poliedro convexo
tem 6 faces triangulares e 1 face hexagonal. Determinar o número de arestas, o
número de vértices e a soma dos ângulos de todas as faces.
5°) Um poliedro convexo
tem 2 faces pentagonais e cinco quadrangulares. Determinar o número de arestas,
o número de vértices e a soma dos ângulos de todas as faces.
6°) Um poliedro convexo
tem 1 face quadrangular, 2 faces triangulares, 4 faces pentagonais e 1 face
hexagonal. Determinar o número de arestas, o número de vértices e a soma dos
ângulos de todas as faces.
7°) Um poliedro convexo possui
somente faces pentagonais e quadrangulares, em um total de7. A soma dos ângulos
das faces é 2880°. Quantas são as arestas desse poliedro?
8°) Um poliedro convexo possui
somente faces hexagonais e quadrangulares, em um total de 8. A soma dos ângulos
das faces é 3600°. Quantas são as arestas desse poliedro?
9°) Um poliedro convexo possui
somente faces pentagonais e triangulares, em um total de 6. A soma dos ângulos das
faces é 1620°. Quantas são as arestas desse poliedro?
10°) Um poliedro convexo é
formado por 6 faces quadrangulares e 8 triangulares. Determine o número de
vértices desse poliedro.
11°) Quantas faces tem um
poliedro com 6 vértices e 9 arestas? Desenhe um poliedro que satisfaça essas condições.
12°) Quantas faces tem um
poliedro com 5 vértices e 8 arestas? Desenhe um poliedro que satisfaça essas condições.
13°) Quantas faces tem um
poliedro com 8 vértices e 12 arestas? Desenhe um poliedro que satisfaça essas condições.
14°) Quantas faces tem um
poliedro com 10 vértices e 15 arestas? Desenhe um poliedro que satisfaça essas condições.
15°) Faça o desenho de um
poliedro convexo que apresente 6 faces e identifique os vértices com letras maiúsculas.
( ENTREGAR A
ATIVIDADE EM FOLHA DE SULFITE OU ALMAÇO, FAÇA OS DESENHOS COM O AUXILIO DE UMA
REGUA E ENTREGUE DIA 12-04-2013 )
Boa Atividade . Professor Francisco.
NOME:________________________________________N°____ SÉRIE ______ DATA ______
2° ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
1°) Determine a área total e o volume de um CUBO que 1,2 metros de aresta;
2°) Determine a área total, o volume e a Diagonal de uma caixa de sapatos que tem, 24 cm de comprimento, 12 cm de largura e 8 cm de altura;
3°) Determine a área total e o volume de um cilindro que apresenta um diâmetro de 18 cm e uma altura de 84 cm;
4°) Determine a área total e o volume de um CONE que tem a geratriz com 50 cm e o diâmetro de 80 cm;
5°) Determine a área total e o volume de uma PIRÂMIDE que apresenta uma base quadrada de 6 cm de aresta e uma altura de 4 cm;
6°) Determine o volume em litros de um recipiente de manteiga em forma de cilindro que tem um diâmetro de 36 cm e uma altura de 64 cm;
7°) Localizam-se na cidade de Gizé, próxima ao Cairo (capital do Egito). A maior das pirâmides é a do faraó Quéops com 147 metros de altura. Ela é conhecida como a "Grande Pirâmide". Com 230 metros de lado da base. Determine a área lateral e o volume aproximado da pirâmide
8°) Um reservatório cilindrico de combustível tem 4 metros de comprimento e a capacidade para 15 mil litros, determine a área total de aço desse recipiente. ( Use π = 3,1416).
9°) Determine a quantidade de papel para fabricar o recipiente cilíndrico que tem altura de 18 cm e um raio da base de 3,6 cm; determine o custo para fabricar 1000, sabendo que o metro quadrado custa R$ 0,80 ( Use π = 3,14 )
10) Determine a área total e o volume de uma esfera de apresenta 6 cm de diâmetro.
Faça o esboço das figuras mencionadas em cada exercício e escreva a resposta de cada um ...
Você deve entregar em folha de sulfite...
Entregar dia . Boa Atividade P. FRANCISCO
NOME:_________________________N°___SÉRIE___DATA_______
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 2°
BIMESTRE
1ª) Dona Benta dividiu o
Sítio do Picapau Amarelo entre seis personagens, mantendo uma parte do Sítio como
reserva florestal. A divisão está indicada na figura, onde a área de cada
personagem é dada em hectares e a área sombreada é a reserva florestal. O Sítio
tem formato retangular e AB é uma diagonal.
a) Qual é a área da
reserva florestal?
b) Para preparar os
terrenos para o plantio, cada um dos seis personagens gastou uma quantia
proporcional à área de seu terreno. O Quindim e a Cuca gastaram juntos, R$ 2.420,00. Quanto foi que o Saci gastou?
2°) No plano de
coordenadas cartesiana, faça o desenho e coloque em cada quadrante um ponto,
formando um quadrilátero, identifique os pontos entre A,B,C e D.
a) Determine o perímetro desse quadrilátero;
b) Determine os pontos médios das duas diagonais desse
quadrilátero;
c) Determine, utilizando determinante a equação da reta
dos segmentos desse quadrilátero;
d) Determine o Baricentro dos triângulos ABC e ADC;
e) Determine o coeficiente angular das diagonais desse
quadrilátero e a equação da reta perpendicular dessas diagonais;
f) Determine a área do triângulo BAD e BCD;
g) Encontre o coeficiente angular entre o centro (0,0) e
os pontos desse quadrilátero e na sequencia encontre a equação dessas retas,
usando esses coeficientes;
h) Determine a distância entre as retas desse
quadrilátero e o ponto P(1,1);
Observações:
*Utilize para esse
trabalho uma folha de almaço ou de sulfite, faça o desenho do sistema de
coordenadas cartesianas em escala, ou seja, use régua.
*O trabalho deve ser
entregue .
*O
exercício 1 vale 2 pontos, e para demonstrar a solução descreva o seu
procedimento.