Afinal por que devo estudar Matemática?
Do que vai me servi no meu trabalho futuro?
Estas e outras questões são sempre lançadas pelos meus alunos, e agora para ajuda-los procurei algumas informações para tenta orienta-los.
São elas:
A Matemática tem um notável potencial de revelação de
estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia.
Quando esses padrões são descobertos, ou inventados,
muitas vezes em áreas científicas e tecnológicas aparentemente muito distintas,
a Matemática pode ser usada para explicar, medir e controlar processos
naturais. A Matemática tem uma influência universal no nosso quotidiano e
contribui de forma decisiva para o progresso e bem-estar da humanidade.
Para além da sua beleza intrínseca e do seu conteúdo
abstrato (axiomas, teoremas, teorias) a Matemática estimula diversos modos de
pensamento, ao mesmo tempo versáteis e potentes, incluindo modelação,
simulação, abstração, optimização, análise lógica e dedutiva, inferência a partir
de dados, manipulação de símbolos e experimentação. Tem um campo de aplicações
praticamente ilimitado, presente em quase todas as áreas do conhecimento
humano.
A Matemática não impõe limites à imaginação. É a única
ciência com a capacidade de passar das observações das coisas visíveis à
imaginação das coisas invisíveis.
Estudar Matemática desenvolve múltiplas capacidades,
competências e talento, essenciais a uma integração consistente e bem sucedida
no atual mercado de trabalho.
Desenvolve o raciocínio lógico e dedutivo e as
capacidades de generalização e abstração
Permite a modelação de situações reais e, através do seu
potencial de representação simbólica (fórmulas, equações, gráficos), facilita a
sua simulação, medição e controlo
Desenvolve a capacidade de formular e resolver problemas
de forma precisa, conduzindo rapidamente ao cálculo, controlo, decisão e
resultados.
Desenvolve a criatividade, a versatilidade de adaptação a
novas situações e superação de novos desafios
Desenvolve a capacidade de sonhar! Permite imaginar
mundos diferentes, e dá também a possibilidade de comunicar esses sonhos de
forma clara e não ambígua.
Por tudo isto, ser matemático é enveredar por uma
carreira profissional muitíssimo atraente, com um enorme potencial de
realização pessoal. Para além das vias de ensino e de investigação pura e
aplicada, as formações em Matemática abrem um campo vasto de oportunidades de
carreiras profissionais, cada vez mais solicitadas pelas várias entidades
empregadoras - empresas, serviços, indústria, finança, seguradoras, etc.
Matemática
quer dizer estudo, conhecimento, aprendizagem. É o estudo abstrato de assuntos
abrangendo quantidade, estrutura, espaço, a mudança.
Matemáticos buscam padrões e formular novas conjecturas . Matemáticos resolver a verdade ou falsidade de conjecturas pela prova matemática. A pesquisa necessária para resolver problemas matemáticos pode levar anos ou mesmo séculos de investigação sustentado. Desde o trabalho pioneiro de Giuseppe Peano (1858-1932), David Hilbert (1862-1943), e outros em sistemas axiomáticos no final do século 19 , tornou-se habitual para ver a pesquisa matemática como estabelecer a verdade por rigorosa dedução de devidamente escolhidos axiomas e definições. Quando essas estruturas matemáticas são bons modelos de fenômenos reais, então o raciocínio matemático pode fornecer informações ou previsões sobre a natureza.
Galileo
Galilei (1564-1642) disse: "O universo não pode ser lido até que tenhamos
aprendido a linguagem e se familiarizar com os caracteres em que está escrito.
É escrito em linguagem matemática e as letras são triângulos, círculos e outras
figuras geométricas, sem que significa que é humanamente impossível compreender
uma única palavra. Sem estes, um é vagando em um labirinto escuro ".
Carl
Friedrich Gauss (1777-1855) se refere à matemática como "a Rainha das
Ciências".
Benjamin
Peirce (1809-1880) chamou de matemática do ciência que tira as conclusões
necessárias ".
David
Hilbert disse da matemática: "Nós não estamos falando aqui de
arbitrariedade em qualquer sentido. Matemática não é como um jogo cujas
atribuições são determinadas pelo arbitrariamente as regras estipuladas. Pelo
contrário, é um sistema conceitual possuir necessidade interna que só pode ser
assim e não por meio de outra forma ".
Albert
Einstein (1879-1955) afirmou que "tanto quanto as leis da matemática se
referem à realidade, eles não têm certeza, e na medida em que são certas, elas
não se referem à realidade ".
Matemática
é usada em todo o mundo como uma ferramenta essencial em muitos campos,
incluindo as ciências naturais, engenharia , medicina, e ciências sociais.
Matemática Aplicada, o ramo da matemática em questão com a aplicação do conhecimento matemático a outros domínios, inspira e faz uso do novo descobertas matemáticas, o que levou ao desenvolvimento de inteiramente novas disciplinas matemáticas, tais como estatísticas e teoria dos jogos . Os matemáticos também se envolvem em matemática pura ou matemática para seu próprio benefício, sem ter qualquer aplicação em mente. Não há uma linha clara separando matemática pura e aplicada, e aplicações práticas para o que começou como matemática pura são muitas vezes descobertas.